Notícias

Diabetes e sintomas urinários

Pessoas após os 50 ou 60 anos com frequência aumentam o número de vezes que necessitam acordar à noite para urinar, trazendo desconforto, pois interrompem o sono e, em consequência, sentem dificuldade de retornar a dormir.

Essa noite mal dormida pode causar sonolência e cansaço durante o dia. Também durante o dia, o aumento da vontade de urinar é muito frequente, fazendo com que as pessoas procurem sempre ficar próximas a sanitários para facilitar principalmente em casos de urgência urinária.

“Urinar várias vezes ao dia e/ou à noite, ter alguém na família com o problema, estar acima do peso e ter vida sedentária já são indícios para se pesquisar o diabetes”

O reconhecimento desse sinal e sintomas é fundamental para a conduta e resolução a ser tomada. Problemas de próstata no homem nessa faixa etária são muito comuns, entretanto, temos que nos lembrar de uma doença muitíssimo frequente que afeta ambos sexos: o diabetes.

O aumento da glicose no sangue é uma das causas desse sinal. Urinar várias vezes ao dia e/ou à noite, ter alguém na família com o problema, estar acima do peso e ter vida sedentária já são indícios para se pesquisar o diabetes.

E não é tão difícil fazer o diagnóstico. A dosagem de glicose em jejum é o mais prático. Valores até 99mg/dl são normais. Acima desse valor seria recomendável a procura do endocrinologista. Vale ressaltar que temos também um exame de sangue (hemoglobina glicada) que é feito a qualquer hora do dia e pode também diagnosticar a doença, sendo prático e confiável.

Lembre-se que o diabetes é considerado uma doença epidêmica, afetando 12% da população! Não tem cura e, quanto mais cedo for diagnosticado, menores as complicações futuras!

 

Fonte: Portal da Urologia

Compartilhe

Deixe seu comentário